Ações educativas sobre higienização de mãos: Uma revisão integrativa

Autores/as

  • Betina Nemetz
  • Fabiano da Costa Michielin
  • Elisiane de Oliveira Machado
  • Djulia Andriele Wachter
  • Julia Piccinini
  • Fabio Silva da Rosa
  • Ana Luísa Petersen Cogo
  • Renata de Araujo Meirelles Leite
  • Suimara Santos
  • Maicon Daniel Chassot

Palabras clave:

Enfermagem, Higiene de mãos, Educação em Saúde, Controle de infecções

Resumen

Introdução: A higiene de mãos (HM) é uma estratégia básica de saúde, com baixo custo e baixa complexidade, sendo a técnica eficaz para prevenir a transmissão e a infecção de patógenos. Visto que a educação na saúde traz benefícios para a adesão à HM, é recomendado dar continuidade às ações de sensibilização dos profissionais e a realização de educação permanente, reafirmando a necessidade de implementação de estratégias contínuas para obter melhorias. Objetivo: Analisar a produção científica acerca das ações educativas sobre higienização de mãos utilizadas para a adesão dos profissionais de saúde. Método: Trata-se de Revisão Integrativa da literatura orientada pela questão norteadora: quais são as estratégias de educação em serviço realizadas sobre higienização de mãos para os profissionais de saúde e os seus respectivos resultados? As bases de dados consultadas foram Literatura Latino-Americana e do Caribe da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Cumulative Index to Nursing and Allied (CINAHL), PUBMed e Scopus. O recorte temporal compreendeu o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2022. Foram excluídos artigos teóricos, estudos de revisão, relato de experiências ou resumo de eventos científicos, dissertações e teses. Resultados: A amostra final para análise foi constituída por 42 artigos, divididos em quatro categorias conforme o tipo de estratégia educacional utilizada: estratégia multimodal, tecnologia digital, apresentação expositiva e estratégia lúdica. Conclusão: As intervenções multimodais promoveram um aumento na adesão à HM, ressaltando a importância de utilizar abordagens diversas. Estratégias educacionais que incorporam tecnologia digital demonstraram melhorias na adesão à HM, embora enfatizem que a tecnologia deve ser vista como parte integrante de um conjunto de estratégias para otimizar a adesão à HM. Apesar das abordagens expositivas terem demonstrado melhora na adesão, reforça-se a necessidade de adaptar as estratégias a cada grupo profissional. Em relação à abordagem lúdica, observou-se um aumento inicial na adesão à HM, porém ocorreu regressão com o tempo, destacando a importância de intervenções prolongadas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-016

Publicado

2024-02-29

Cómo citar

Ações educativas sobre higienização de mãos: Uma revisão integrativa. (2024). Seven Editora, 208-234. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/3695