Comunicação organizacional em instituições de ensino superior: Uma análise dos beneficios e desafios na revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
Organizational communication, Higher Education Institutions, COVID-19Resumo
Este estudo destaca a importância da comunicação organizacional nas Instituições de Ensino Superior (IES) diante de desafios e incertezas decorrentes da pandemia da COVID-19. A pesquisa, fundamentada em uma revisão sistemática da literatura, tem o objetivo de identificar os benefícios e desafios enfrentados pelas IES ao se adaptarem a mudanças tecnológicas e à transição para o ensino à distância com base na sua comunicação organizacional. Os resultados revelam desafios frente às necessidades de estratégias bem planejadas e investimentos na cultura organizacional como elementos cruciais para o sucesso das IES, a manutenção de relacionamentos eficazes com seus stakeholders para o alcance de metas acadêmicas. Dentre os benefícios observados, destacam-se melhorias significativas nos processos de ensino-aprendizagem, facilitadas pela integração de tecnologias interativas. Além disso, a comunicação organizacional eficaz fortalece a cultura institucional e promove relacionamentos estratégicos entre os stakeholders. A comunicação organizacional nas IES resulta em melhorias nos processos de ensino-aprendizagem, no fortalecimento da cultura e no aumento do engajamento e compartilhamento de conhecimento entre os membros internos das instituições. Esses achados destacam a importância da comunicação organizacional como um elemento-chave para o sucesso e resiliência das IES em um ambiente educacional em constante evolução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudiana Aparecida e Silva Noro, Cassiana Maris Lima Cruz, Andressa Excarliti Kleber

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.