Balanço de produção acadêmica: educação infantil quilombola
Keywords:
Educação Infantil, Educação Infantil Quilombola, Infância PantaneiraAbstract
Este artigo apresenta levantamento das produções
científicas publicadas no Catálogo da Capes no Brasil,
tendo como base as dissertações e teses de doutorado
que tratam do tema: Educação Infantil Quilombola.
Para realizar foi preciso utilizar nove Descritores que
são: “Educação Infantil”, “Educação Infantil
Quilombola”, “Infância Quilombola”, “Infância
Pantaneira”, “Identidade Pantaneira/Quilombola”,
“Identidade Quilombola”, “Identidade Pantaneira”,
“Diversidade Cultural e Infância”, “Diversidade e
Infância”. Tendo como limites temporais período de
dez anos considerando de 2009 á 2018. Para coleta
dos dados utilizou-se a plataforma Catálogo de Teses
e Dissertações da Plataforma da Capes. Após realizar
o levantamento e análise, foi feita uma criteriosa
leitura dos resumos de todos os trabalhos encontrados
de acordo com o filtro, para ver quais dissertações e
teses contemplam correlações com a temática
educação infantil quilombola. O balanço nos aponta
que há necessidades de ampliar pesquisas sobre a
etapa inicial da educação básica principalmente na
modalidade quilombola
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-013
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cira Alves Martins, Jaqueline Pasuch, Jucileide Alves Ribeiro, Loriége Pessoa Bittencourt, Maria de Fátima da Costa Almeida, Marileide do Carmo Amorim Arruda, Marizeth de Amorim Campos, Marcela Almeida Amorim, Nilson Ferreira da Silva, Wender Sandro Amorim Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.