Pesquisa de mercado: Uma abordagem da capacitação e inovações tecnológicas no Agronegócios
Keywords:
TICs, Agronegócios, Design Thinking, Capacitação, IA e IoTAbstract
O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os aspectos relativos ao uso e difusão de inovações tecnológicas no Brasil na busca de mão de obra qualificada além da execução de projetos na área de agronegócio para melhoria na capacidade competitiva e produtiva de empresas nacionais frente ao mercado internacional cada vez mais competitivo e exigente em tecnologias. Para isso foram realizadas entrevistas de Campo seguindo Protocolo de Aplicação de Pesquisa de Mercado: Entrevista de Campo Design Thinking – Fase Empatia e Definição, onde foram entrevistados diversos atores nos seguintes segmentos: Acadêmico, Empresas, HUB e Governo. O alto nível de formação educacional foi o ponto principal da pesquisa com entrevistados possuindo títulos de graduação (11%), mestrado (33%), doutorado (22%), pós-doutorado (17%) e MBA em agribussiness (17%). Profissionais que ocupam ou ocuparam cargos de gestão por tempo considerável de casa, 6 a 19 anos de casa (50%), tendo como conclusão a carência de profissionais capacitados e qualificados principalmente em tecnologias básicas como Software, Mobile, Hardware e etc.., Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IOT).
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 André Luiz de Souza Lacerda, Bruno Rafael Rodrigues, Lucas Mattos, Rodrigo Ferraz

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.