Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Pesquisa de mercado: Uma abordagem da capacitação e inovações tecnológicas no Agronegócios

Lacerda ALS

André Luiz de Souza Lacerda


Abstract

O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os aspectos relativos ao uso e difusão de inovações tecnológicas no Brasil na busca de mão de obra qualificada além da execução de projetos na área de agronegócio para melhoria na capacidade competitiva e produtiva de empresas nacionais frente ao mercado internacional cada vez mais competitivo e exigente em tecnologias. Para isso foram realizadas entrevistas de Campo seguindo Protocolo de Aplicação de Pesquisa de Mercado: Entrevista de Campo Design Thinking – Fase Empatia e Definição, onde foram entrevistados diversos atores nos seguintes segmentos: Acadêmico, Empresas, HUB e Governo. O alto nível de  formação educacional foi o ponto principal da pesquisa com entrevistados possuindo títulos de graduação (11%), mestrado (33%), doutorado (22%), pós-doutorado (17%) e MBA em agribussiness (17%). Profissionais que ocupam ou ocuparam cargos de gestão por tempo considerável de casa, 6 a 19 anos de casa (50%), tendo como conclusão a carência de profissionais capacitados e qualificados principalmente em tecnologias básicas como Software, Mobile, Hardware e etc.., Inteligência Artificial (IA) e  Internet das Coisas (IOT).

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-049


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 André Luiz de Souza Lacerda, Bruno Rafael Rodrigues, Lucas Mattos, Rodrigo Ferraz