Pesquisa de mercado: Uma abordagem da capacitação e inovações tecnológicas no Agronegócios

Authors

  • André Luiz de Souza Lacerda

Keywords:

TICs, Agronegócios, Design Thinking, Capacitação, IA e IoT

Abstract

O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os aspectos relativos ao uso e difusão de inovações tecnológicas no Brasil na busca de mão de obra qualificada além da execução de projetos na área de agronegócio para melhoria na capacidade competitiva e produtiva de empresas nacionais frente ao mercado internacional cada vez mais competitivo e exigente em tecnologias. Para isso foram realizadas entrevistas de Campo seguindo Protocolo de Aplicação de Pesquisa de Mercado: Entrevista de Campo Design Thinking – Fase Empatia e Definição, onde foram entrevistados diversos atores nos seguintes segmentos: Acadêmico, Empresas, HUB e Governo. O alto nível de  formação educacional foi o ponto principal da pesquisa com entrevistados possuindo títulos de graduação (11%), mestrado (33%), doutorado (22%), pós-doutorado (17%) e MBA em agribussiness (17%). Profissionais que ocupam ou ocuparam cargos de gestão por tempo considerável de casa, 6 a 19 anos de casa (50%), tendo como conclusão a carência de profissionais capacitados e qualificados principalmente em tecnologias básicas como Software, Mobile, Hardware e etc.., Inteligência Artificial (IA) e  Internet das Coisas (IOT).

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-049

Published

2023-11-14

How to Cite

Pesquisa de mercado: Uma abordagem da capacitação e inovações tecnológicas no Agronegócios. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2994