O programa saúde na escola no litoral do Paraná
Keywords:
Educação, Educação Infantil, Movimento, DesenvolvimentoAbstract
O Programa Saúde na Escola surgiu com a intenção de desenvolver, por meio da intersetorialidade entre Educação e Saúde, ações de saúde voltadas aos alunos da Educação Básica da rede pública. A promoção da saúde relacionada ao ambiente escolar promove a transformação da realidade, e com isso, o incremento na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Para tanto, as ações entre os setores educacionais e de saúde exigem integração mútua e colaboração integrada. Entre as metas do Plano Nacional de Educação 2014, estão ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Dessa forma, este estudo teve como objetivos conhecer o status da pactuação das escolas de Educação Básica do Litoral do Paraná, levantar o conhecimento que os profissionais da educação dos municípios têm sobre o Programa Saúde na Escola e identificar as percepções dos profissionais da educação sobre seu impacto. O estudo foi do tipo descritivo- exploratório documental e de campo, com análise quantitativa e qualitativa dos dados levantados. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados entrevistas livres e um questionário elaborado no Google Forms que foi respondido remotamente. Participaram o estudo profissionais da educação e da saúde. Os resultados apontaram para uma baixa ou inexistente articulação entre Educação e Saúde no desenvolvimento do Programa, uso de estratégias tradicionais para ações no eixo da promoção da saúde, e pouco conhecimento sobre o Programa por parte dos profissionais da Educação. Os resultados evidenciaram a necessidade de formação dos profissionais da educação, tanto atuantes nas escolas, como integrantes das Secretarias de Educação e Saúde, como condição fundamental para o desenvolvimento exitoso do Programa Saúde na Escola.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Diane Kelli Tosta, Pierangela Simões, Denise Maria Vaz Romano França

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.