Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O estudo da Paleontologia na educação básica: Alfabetizando e construindo o conhecimento

Santos AM;
Farias FR

Adelcio Machado dos Santos

Flavir Rodrigues Farias


Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar como o ensino da Paleontologia vem sendo aplicado nos currículos escolares da educação básica no Brasil. O estudo leva em conta a sua compreensão e a sua prática delimitada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n° 9394/1996 do Ministério da Educação. Como forma de pesquisa, foi utilizada a revisão integrativa da literatura, a partir de fontes secundárias publicadas sobre os temas encontrados nas bibliografias. Por ser uma ciência interdisciplinar, a Paleontologia é vista e construída a partir de um tema transversal nos processos de ensino e aprendizagem das ciências. Demonstra a importância cada vez mais de levar aos nossos educandos conhecimento sobre o passado e sua relação com o meio ambiente, explorando as habilidades cognitivas com experiências lúdicas que permitam a construção do aprendizado. O ensino de Paleontologia na Educação Básica possui um papel ímpar na construção de conhecimentos e no processo de ensino/aprendizagem dos educandos na Educação Básica. É fato que ela transborda importantes temas que se validam nas constantes pesquisas e nas suas expansões voltadas para as ideias científicas defensoras da Teoria da Evolução do Planeta e dos Seres Vivos através do tempo. Assim, mostra-se que é preciso conhecer a nossa história, para seguir aprendendo com o nosso passado e prosseguirmos no melhoramento dos resultados do nosso futuro.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-031


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Adelcio Machado dos Santos, Flavir Rodrigues Farias