O design thinking na prevenção da gravidez na adolescência

Autores

  • Henrique Martins Galvão
  • Bruna Cristina Rocha de Paula
  • Gabriela de Amorim Ferreira Antonio
  • Samira Rodrigo Santos Silva

Palavras-chave:

Design Thinking, Gravidez, Adolescência, Storyboard, Infográfico

Resumo

Dentre os inúmeros desafios da sociedade atual, a Agenda 2030 (BRASIL UN, 2015) propõem 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, destacando as questões sociais, principalmente para a discriminação e violência contra as meninas. Dados do Relatório do Fundo de População das Nações Unidas apontam que 13% das jovens nos países em desenvolvimento começam a ter filhos ainda crianças e, no Brasil, em 2016, foram 24 mil bebês de meninas de até 14 anos (UNFPA, 2022) e, portanto, considerada como problema social e de saúde. O estudo se baseou no Design Thinking para elucidar as causas e propor alternativas para redução da gravidez na adolescência. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória-descritiva, orientada pelo Design Science Research. Assim, realizou-se um Brainstorming para exploração de ideias, com insights para definição do tema e do problema de pesquisa. Na busca de identificação da relação causa e efeito, utilizou-se os 5 Porquês e o Diagrama de Ishikawa, cujas causas foram classificação com a Matriz GUT. E, finalmente, a Matriz de Priorização foi empregada para apontar as principais soluções do problema de pesquisa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciemedsaudetrans-012

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Galvão, H. M., Paula, B. C. R. de, Antonio, G. de A. F., & Silva, S. R. S. (2023). O design thinking na prevenção da gravidez na adolescência. Seven Editora. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2559