Abstract
O texto apresenta a contextualização experiencial no
oferecimento do componente curricular
Empreendedorismo nos cursos técnicos e tecnólogos
em uma instituição de ensino público. O incentivo ao
desenvolvimento de novos negócios se dá a partir de
métodos de aprendizagem com o envolvimento dos
acadêmicos e o estímulo a visualização da prática no
dia a dia das atividades empreendedoras. O trabalho
tem como objetivos identificar quais as metodologias
e ferramentas que são utilizadas no componente
curricular Empreendedorismo, e como envolver os
sujeitos na busca de autonomia frente as perspectivas
do trabalho. No desenvolvimento realizou-se uma
descrição e uma contextualização bibliográfica sobre
os métodos de ensino e aprendizagem utilizados e
pesquisa descritiva. A contextualização inicia-se pela
conceituação da educação empreendedora, a educação
empreendedora nos currículos e na Lei de diretrizes e
Bases da educação os itinerários formativos e os
métodos e ferramentas de aprendizagem. Como
resultado constou-se que a educação empreendedora é
considerada um dos principais instrumentos para
melhorar atitudes de potenciais empreendedores e
tornar os sujeitos protagonistas e autônomos em sua
vivência no mundo do trabalho, e pode ser
desenvolvida em todos os níveis de ensino
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-008