Ser professor na contemporaneidade: Os desafios de uma profissão docente

Authors

  • Karen Cristina Santana Barbosa Braga
  • Cecília Bezerra Leite
  • Francisco Renato Silva Ferreira
  • Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou
  • Christiano Siebra Felício Calou
  • Yohana Alencar Oyátòsín
  • Cícera Angélica Ferreira Silva
  • Maria Arnalda Lima Belo Silva
  • Gardênia Chagas Marques Carvalho
  • Cícera Simone Ferreira Silva

Keywords:

Competência, Docência, Ensino a Distância

Abstract

de professores no contexto contemporâneo e pensar nas instituições de ensino como elefantes de grande peso, dadas as suas dificuldades em acompanhar o mundo em rápida evolução que se move como uma gazela. Portanto, buscamos refletir sobre as possibilidades das escolas de acompanhar essas rápidas mudanças e deixar de ser meras cópias de conhecimentos, muitas vezes desatualizados e que não mais atendem à sociedade de seus contemporâneos. Assim, começamos por lidar com os desafios e potencialidades da formação de professores nesta tarefa desafiadora, mas essencial, para, em seguida, lidar com o que se espera para formar esses profissionais da educação, a fim de promover a mudança. Ao final, afirmamos que permanece forte a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética, tanto no discurso dos professores em formação quanto nos que buscam a formação continuada. Uma forma de mudar essa realidade é abrir espaços universitários para que as escolas possam demonstrar e ampliar seus conhecimentos, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição forte e com plena capacidade de diálogo com a academia.

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-009

Downloads

Additional Files

Published

2023-08-25

How to Cite

Ser professor na contemporaneidade: Os desafios de uma profissão docente. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2462