Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Ser professor na contemporaneidade: Os desafios de uma profissão docente

Braga KCSB;
Leite CB;
Ferreira FRS;
Calou AALR;
Felício Calou CS;
Oyátòsín YA;
Silva CAF;
Silva MALB;
Carvalho GCM;
Silva CSF

Karen Cristina Santana Barbosa Braga

Cecília Bezerra Leite

Francisco Renato Silva Ferreira

Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou

Christiano Siebra Felício Calou

Yohana Alencar Oyátòsín

Cícera Angélica Ferreira Silva

Maria Arnalda Lima Belo Silva

Gardênia Chagas Marques Carvalho

Cícera Simone Ferreira Silva


Keywords

Competência
Docência
Ensino a Distância

Abstract

de professores no contexto contemporâneo e pensar nas instituições de ensino como elefantes de grande peso, dadas as suas dificuldades em acompanhar o mundo em rápida evolução que se move como uma gazela. Portanto, buscamos refletir sobre as possibilidades das escolas de acompanhar essas rápidas mudanças e deixar de ser meras cópias de conhecimentos, muitas vezes desatualizados e que não mais atendem à sociedade de seus contemporâneos. Assim, começamos por lidar com os desafios e potencialidades da formação de professores nesta tarefa desafiadora, mas essencial, para, em seguida, lidar com o que se espera para formar esses profissionais da educação, a fim de promover a mudança. Ao final, afirmamos que permanece forte a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética, tanto no discurso dos professores em formação quanto nos que buscam a formação continuada. Uma forma de mudar essa realidade é abrir espaços universitários para que as escolas possam demonstrar e ampliar seus conhecimentos, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição forte e com plena capacidade de diálogo com a academia.

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-009


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Karen Cristina Santana Barbosa Braga, Cecília Bezerra Leite, Francisco Renato Silva Ferreira, Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou, Christiano Siebra Felício Calou, Yohana Alencar Oyátòsín, Cícera Angélica Ferreira Silva, Maria Arnalda Lima Belo Silva, Gardênia Chagas Marques Carvalho, Cícera Simone Ferreira Silva

Author(s)

  • Karen Cristina Santana Barbosa Braga
  • Cecília Bezerra Leite
  • Francisco Renato Silva Ferreira
  • Alyne Andrelyna Lima Rocha Calou
  • Christiano Siebra Felício Calou
  • Yohana Alencar Oyátòsín
  • Cícera Angélica Ferreira Silva
  • Maria Arnalda Lima Belo Silva
  • Gardênia Chagas Marques Carvalho
  • Cícera Simone Ferreira Silva