Abstract
de professores no contexto contemporâneo e pensar nas instituições de ensino como elefantes de grande peso, dadas as suas dificuldades em acompanhar o mundo em rápida evolução que se move como uma gazela. Portanto, buscamos refletir sobre as possibilidades das escolas de acompanhar essas rápidas mudanças e deixar de ser meras cópias de conhecimentos, muitas vezes desatualizados e que não mais atendem à sociedade de seus contemporâneos. Assim, começamos por lidar com os desafios e potencialidades da formação de professores nesta tarefa desafiadora, mas essencial, para, em seguida, lidar com o que se espera para formar esses profissionais da educação, a fim de promover a mudança. Ao final, afirmamos que permanece forte a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética, tanto no discurso dos professores em formação quanto nos que buscam a formação continuada. Uma forma de mudar essa realidade é abrir espaços universitários para que as escolas possam demonstrar e ampliar seus conhecimentos, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição forte e com plena capacidade de diálogo com a academia.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-009