Uso de uma metodologia ativa no ensino de Neuroanatomia para a formação médica
Keywords:
Metodologia ativa, Aprendizagem, Ensino, Modelos, NeuroanatomiaAbstract
A mudança de paradigma do ensino tradicional para as novas metodologias enfrenta problemas de implantação hodierna nas universidades, tanto mais nos cursos de saúde em que é necessária a formação de profissionais adequados aos aspectos éticos e morais para o trabalho social, em equipe, com responsabilidade social com capacidade de se adequar aos desafios tecnológicos e da busca incessante de conhecimento. As metodologias ativas de ensino são uma das opções que podem ser aplicadas na formação superior em busca de melhorar a formação dos estudantes, preparando-os para resolverem os problemas que aparecerão nas atividades profissionais. O objetivo deste estudo foi verificar se uma metodologia ativa poderia gerar um melhor aprendizado em situações difíceis de ensino tradicional das vias neurais e estruturas da medula e encéfalo na disciplina básica de neuroanatomia. Os modelos foram confeccionados e estudados, assim como os esquemas. Informações espontâneas dos estudantes mostraram uma boa aceitação do método, com poucos pontos negativos sendo citados, mas não diretamente para o professor. O uso das construções de modelos tridimensionais, de esquemas bidimensionais e tecnologia digital no ensino de neuroanatomia, integrados a um processo de metodologia ativa, permitiu que os estudantes ganhassem autonomia nos estudos, desenvolvessem uma visão mais abrangente do conteúdo, que sentissem satisfação em ver o modelo pronto gerado por seus esforços, enfim que melhorassem os aspectos cognitivos em neuroanatomia.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sophia Kelly Abreu de Castro, Kaynara Trevisan, Dayson de Assis Pereira, Tales Alexandre Aversi-Ferreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.