A síndrome de burnout e o trabalho docente: Análise de um grupo de professores de uma universidade pública na Amazônia

Authors

  • John Henry de Oliveira Vale
  • Mariana dos Anjos Furtado de Sá
  • Marcela Godinho Miranda do Vale
  • Milene Ribeiro Duarte Sena
  • Wanderson Augusto Oliveira de Almeida
  • Mayara Renata Lima Mota
  • Izabele Pereira da Silva
  • Gabriel de Oliveira Vale
  • Sthefany Cristina Correia Pereira
  • Amadeus Oliveira do Nascimento

Keywords:

Síndrome de burnout, Docentes, Qualidade de vida

Abstract

A síndrome de Burnout afeta milhares de pessoas no mundo, especialmente grupos de professores. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout nos servidores docentes de uma universidade na Amazônia e o nível de satisfação em seu trabalho. A pesquisa utilizou como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, sendo aplicado na etapa quantitativa o CESQT e na etapa qualitativa um grupo focal com análise de conteúdo. Participaram deste estudo 17 professores do total de 21 elegíveis. Não foi constatada a ocorrência da síndorme de burnout em nenhum dos participantes. Todos apresentaram-se bastante entusiasmados com o trabalho no item ilusão pelo trabalho, além de estarem com baixos níveis de indolência. Nas outras escalas, 17% estavam com altos niveis de culpa, enquanto 35% da amostra estava com altos níveis de desgaste psíquico o que demonstra que parte dos docentes investigados também se encontram esgotados emocional e fisicamente.  Na entrevista coletiva, as experiências, opiniões e vivências relatadas evidenciaram esta mesma situação. Portanto, observa-se que a maioria dos professores não apresenta características preditoras da síndrome de burnout, entretanto merece atenção a porcentagem de docentes que apresentou altos níveis de desgaste psíquico e/ou de culpa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-001

Published

2023-08-21

How to Cite

A síndrome de burnout e o trabalho docente: Análise de um grupo de professores de uma universidade pública na Amazônia. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/2441