Abstract
A síndrome de Burnout afeta milhares de pessoas no mundo, especialmente grupos de professores. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout nos servidores docentes de uma universidade na Amazônia e o nível de satisfação em seu trabalho. A pesquisa utilizou como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, sendo aplicado na etapa quantitativa o CESQT e na etapa qualitativa um grupo focal com análise de conteúdo. Participaram deste estudo 17 professores do total de 21 elegíveis. Não foi constatada a ocorrência da síndorme de burnout em nenhum dos participantes. Todos apresentaram-se bastante entusiasmados com o trabalho no item ilusão pelo trabalho, além de estarem com baixos níveis de indolência. Nas outras escalas, 17% estavam com altos niveis de culpa, enquanto 35% da amostra estava com altos níveis de desgaste psíquico o que demonstra que parte dos docentes investigados também se encontram esgotados emocional e fisicamente. Na entrevista coletiva, as experiências, opiniões e vivências relatadas evidenciaram esta mesma situação. Portanto, observa-se que a maioria dos professores não apresenta características preditoras da síndrome de burnout, entretanto merece atenção a porcentagem de docentes que apresentou altos níveis de desgaste psíquico e/ou de culpa.
DOI:https://doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-001