A síndrome de burnout e o trabalho docente: Análise de um grupo de professores de uma universidade pública na Amazônia
Keywords:
Síndrome de burnout, Docentes, Qualidade de vidaAbstract
A síndrome de Burnout afeta milhares de pessoas no mundo, especialmente grupos de professores. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout nos servidores docentes de uma universidade na Amazônia e o nível de satisfação em seu trabalho. A pesquisa utilizou como metodologia uma abordagem quali-quantitativa, sendo aplicado na etapa quantitativa o CESQT e na etapa qualitativa um grupo focal com análise de conteúdo. Participaram deste estudo 17 professores do total de 21 elegíveis. Não foi constatada a ocorrência da síndorme de burnout em nenhum dos participantes. Todos apresentaram-se bastante entusiasmados com o trabalho no item ilusão pelo trabalho, além de estarem com baixos níveis de indolência. Nas outras escalas, 17% estavam com altos niveis de culpa, enquanto 35% da amostra estava com altos níveis de desgaste psíquico o que demonstra que parte dos docentes investigados também se encontram esgotados emocional e fisicamente. Na entrevista coletiva, as experiências, opiniões e vivências relatadas evidenciaram esta mesma situação. Portanto, observa-se que a maioria dos professores não apresenta características preditoras da síndrome de burnout, entretanto merece atenção a porcentagem de docentes que apresentou altos níveis de desgaste psíquico e/ou de culpa.
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Copyright (c) 2023 John Henry de Oliveira Vale, Mariana dos Anjos Furtado de Sá, Marcela Godinho Miranda do Vale, Milene Ribeiro Duarte Sena, Wanderson Augusto Oliveira de Almeida, Mayara Renata Lima Mota, Izabele Pereira da Silva, Gabriel de Oliveira Vale, Sthefany Cristina Correia Pereira, Amadeus Oliveira do Nascimento

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