Abstract
Este trabalho analisa o comportamento digital e
educacional de estudantes adolescentes, durante o
período de isolamento social, provocado pela
pandemia da Covid-19 em 2020. Trata-se de uma
pesquisa de natureza quantitativa, a partir de uma
amostra de 272 participantes de Mato Grosso. Os
resultados apontam que a) os adolescentes percebem
os excessos na utilização de ferramentas digitais para
as práticas de interação interpessoal, potencializadas
pela pandemia; b) apesar do tempo disponível, durante
o isolamento social, preferiram atividades de
entretenimento mais passivas, como séries, filmes e
jogos virtuais, com intensa desmotivação para realizar
projetos artísticos e atividades intelectuais, mais
exigentes, como leitura e estudos escolares. Portanto,
mesmo diante de inúmeras ferramentas digitais e
tecnológicas disponíveis para a aprendizagem e o
entretenimento, os processos criativos e artísticos
exigem elementos motivacionais exteriores que
promovam a ação intelectual.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-006