Abstract
O ensino superior passou por várias transformações e
desafios durante a pandemia da Covid-19. Nesse
sentido, a educação superior, mais do que nunca,
recorreu às metodologias ativas com recursos virtuais
a fim de continuar com o processo de ensinoaprendizagem em suas atividades acadêmicas. Sob
esta realidade, o presente estudo pretende descrever as
potencialidades e desafios emergidos numa
experiência vivenciada em uma disciplina de pósgraduação, na Universidade de São Paulo (USP),
durante o ensino emergencial remoto. Deste modo,
descreve-se como as metodologias ativas com
recursos virtuais potencializaram o ensinoaprendizagem entre professores e alunos durante o
período de distanciamento social, além disso
evidencia-se desafios e possíveis entraves neste
percurso. Quanto ao método, o presente estudo
debruça-se sob o delineamento descritivo, do tipo
relato de experiência, sendo resultante da vivência de
uma disciplina remota ofertada pela Pró-Reitoria de
Pós-Graduação da USP, em 2021. Ressalta-se que,
embora atravessada por um contexto crítico, esta
experiência foi permeada por trocas significativas,
aprendizagens constantes e desafios que
impulsionaram a busca, a maturação e o
aprofundamento do conhecimento. A condição
imposta pela pandemia da Covid-19, embora, tenha
limitado a educação superior, por outro, provocou
novos pensamentos, ideias, caminhos e ações na pósgraduação. Portanto, utilizar-se de metodologias
ativas com recursos virtuais significou enxergar na
ciência e nas tecnologias a capacidade de converter e
ultrapassar possíveis barreiras que tentam estagnar o
fazer humano em busca de conhecimento.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-005