Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Revisão integrativa: Uso da simulação realística como metodologia ativa no ensino da enfermagem perioperatória

Silva SRS;
Antonio GAF;
Ribeiro MAAP;
Faria SM;
Guida SLAG

Samira Rodrigo dos Santos Silva

Gabriela de Amorim Ferreira Antonio

María Auxiliadora Andrade Pinto Ribeiro

Samira Maciel Faria

Simone Leite Azevedo Gurgel Guida


Abstract

Nos cursos da área da saúde (técnico e graduação), a prática clínica é uma experiência marcante e significativa, já que permite que os estudantes vejam a realidade que os aguarda. A metodologia ativa simulação realística favorece a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de enfermagem. Já a Enfermagem Perioperatória é uma das disciplinas onde o docente mais encontra dificuldades para desenvolver a prática de estágio, devido às características do setor Centro Cirúrgico. Por isso, o objetivo desta revisão integrativa foi elencar artigos científicos que tratassem do uso da simulação realística no ensino da Enfermagem Perioperatória. A pergunta norteadora da pesquisa foi: Como o material educacional e a simulação realística podem influenciar no ensino aprendizagem de docentes e alunos da enfermagem no âmbito do centro cirúrgico? O período da pesquisa foi de 01/01/2017 a 31/12/2021. As bases acessadas foram Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online US National Library of Medicine) por meio da Pub-Med Central, Scopus, Web of Science e Current Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Os artigos selecionados foram na sua maioria da CINAHL (03), seguidos por LILACS (02), Scopus (02), Web of Science (01) e Medline (01). Não houve acréscimo de artigos de outras fontes, na maioria dos casos pelo ano da sua publicação ser anterior a 5 anos. Após critérios de exclusão, 4 artigos entraram na pesquisa. Optou-se pelos autores que tratam do uso da simulação realística como metodologia ativa eficiente na enfermagem perioperatória, pois não foi encontrado nenhum manual específico. Foi possível observar que os trabalhos publicados demonstram a utilização da metodologia ativa Simulação Realística no ensino da Enfermagem Perioperatória, comparando grupos que aprenderam com metodologia tradicional e a ativa, evidenciando melhor desempenho em todos os sentidos do segundo grupo. Também que o desenvolvimento de competências específicas para o setor Centro Cirúrgico, tanto para estudantes de Enfermagem quanto para profissionais em treinamento, se dá de forma mais consistente utilizando a Simulação Realística, pois se baseia na aprendizagem experiencial, reflexiva e significativa, sem riscos para os pacientes. E por fim, as orientações do roteiro teórico-prático para construção de cenário simulado representam uma importante contribuição para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, uma vez que direcionam resultados esperados e clarificam objetivos definidos. Conclui-se que os resultados permitiram evidenciar as experiências dos usuários e as lacunas de formação de discentes em Enfermagem Perioperatória em Centro Cirúrgico e, mediante o processo de análise e síntese, o meio acadêmico é escasso de um manual ou guia para orientação de docentes sobre o uso da simulação realística no ensino da Enfermagem Perioperatória.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/medfocoexplconheci-045


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Samira Rodrigo dos Santos Silva, Gabriela de Amorim Ferreira Antonio, María Auxiliadora Andrade Pinto Ribeiro, Samira Maciel Faria, Simone Leite Azevedo Gurgel Guida

Author(s)

  • Samira Rodrigo dos Santos Silva
  • Gabriela de Amorim Ferreira Antonio
  • María Auxiliadora Andrade Pinto Ribeiro
  • Samira Maciel Faria
  • Simone Leite Azevedo Gurgel Guida