Equivalência das competências nos programas de pós-graduação stricto sensu, em proteção e Defesa Civil

Authors

  • Alexandre Luís Belchior dos Santos
  • Márcia Motta Pimenta Velloso
  • Isabela Oliveira Moreira
  • Michelle Aparecida Estruc Verbicario dos Santos
  • Thais D'Assumpção Castro

Keywords:

Educação por competências, Educação Superior, Pós-graduação stricto sensu, Proteção e defesa civil

Abstract

Este artigo avalia a efetividade e o desempenho do
processo de ensino e aprendizagem, utilizando a
metodologia de educação por competências, na
formação de profissionais, junto aos programas de
pós-graduação stricto sensu, que abordam o tema
proteção e defesa civil no Brasil. E buscou-se através
de uma pesquisa bibliográfica e documental,
literaturas e legislações que abordam a teoria
curricular, direcionada à educação profissional,
identificando as competências no ensino superior, nas
especializações e no stricto sensu. Devido ao interesse
pela noção de competência, procurou-se incluir nesta
visão o campo profissional relacionado à segurança
pública, voltado à formação de gestores e agentes que
trabalham a proteção e defesa civil, tendo como base a
Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
(PNPDEC) brasileira dentro de um contexto mundial.
Portanto, para a determinação de desempenho foram
desenvolvidas análises dos programas propostos por
quatro universidades federais brasileiras e a
comparação entre as competências identificadas,
exigidas aos seus discentes, com as competências
propostas pela PNPDEC. Desenvolveu-se um método
que pode ser aplicado a outros setores e a outros cursos
com diferentes enfoques.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-003

Downloads

Published

2023-01-17

How to Cite

Equivalência das competências nos programas de pós-graduação stricto sensu, em proteção e Defesa Civil. (2023). Seven Editora, 21-29. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/20