Estudo das práticas do endomarketing por meio do marketing de relacionamento na indústria de produtos orgânicos

Authors

  • Graziela Oste Graziano Cremonezi

Keywords:

Marketing de relacionamento, Endomarketing, Produtos orgânicos, Industrias, Aplicações

Abstract

O processo de marketing de relacionamento, quando o foco é o cliente interno, exige a busca da  melhor relação custo/benefício e o investimento em colaboradores motivados e capacitados para atender os clientes. “O estudo buscou investigar a aplicabilidade dos programas de endomarketing no agronegócio. Tais programas são ferramentas do marketing de relacionamento voltadas ao público interno. Foram investigadas na pesquisa 12 empresas, produtoras de orgânicos. Pode-se concluir que os objetivos dos programas de endomarketing estão direcionados a promover o bem-estar, buscar o comprometimento e a capacitação e informar os colaboradores. Este estudo representa a assunção do marketing de relacionamento em 50% das empresas contatadas, já que    a investigação nos pontos de venda permitiu a verificação de 24 empresas. Em relação ao aspecto de abrangência dos programas de endomarketing, detectou-se que é total, ou seja, as informações indicaram o envolvimento de todos os colaboradores.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-021

Published

2023-07-06

How to Cite

Estudo das práticas do endomarketing por meio do marketing de relacionamento na indústria de produtos orgânicos. (2023). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1838