Concepções práticas no ensino da física: Avaliando os efeitos metodológicos no desempenho educacional em Manaus-AM
Keywords:
Concepções práticas, efeitos metodológicos, desempenho educacionalAbstract
O estudo não se restringe ao aspecto de repasse de informações, ele vai além dos campos observacionais e à medida que experimenta um aspecto prático promove mudanças que são sentidas na expressão de novas concepções. A metodologia que se aplica no contexto educacional, se bem posta, gera resultados proeminentes. Com vista nessa premissa essa proposta tem na sua excentricidade a perspectiva de trazer para o ambiente de discussão a experimentação prática, contada em três eventos que retratam a abordagem experimental investigativa para elucidar parâmetros, como meio de acionar a proposta as atividades elaboradas percorrem o campo da dialética, com a exibição da prática e o reflexo em sua explicação, sanando o víeis conceitual, a expressão da matemática e a desfragmentação das dificuldades. A proposta se pauta nas regras que direcionam os experimentos e destaca a capacidade de relacionar os dados envolvidos na problemática. Sabe-se que a dinâmica de ensinar/aprender é um exercício mobilizador que inclui a comunidade acadêmica e a sociedade como meio de amadurecimento de ideias. A humanidade passa a convergir forças que se incumbem da evolução e que busca compreender as bases do ensino como expressão de sabedoria e a física como ciência é um elo que não se admite inalcançável, pelo contrário rege sistemas e precisa ser entendida como útil. Neste estudo se dedica a observar as concepções práticas que mobilizam as atividades da física, como um instrumento metodológico integrador. Trata-se de um estudo exploratório, com característica qualitativa que busca associar a teoria à prática, socializar o problema a sua busca de esclarecimento e também instruir para desmistificar paradigmas e dificuldades oriundos da má interpretação e aplicação dos conceitos. Como resultado se observa a necessidade de intervenção em sistemas mórbidos e tendendo ao comodismo que precisam ser acionados por elementos simples e localizados que mudam sua performance na expressão da visão cientifica.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Everson Apolinário de Souza, Juan Alberto Beranger

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.