Abstract
Introdução/contextualização: O Ensino Fundamental I é a fase mais relevante da escolarização da criança tendo em vista de que é o momento em que se consolida seu desenvolvimento colocando em prática as habilidades necessárias para a apreensão da escrita, da leitura e das operações matemáticas básicas.
É nesse período de aprendizagens que se evidenciam as peculiaridades do aprender de cada criança, peculiaridades estas que também são externadas por meio da dificuldade na apropriação dos conteúdos propostos e que se demonstram no baixo rendimento acadêmico e dão origem a questionamentos quanto a capacidade de aprender da criança. Objetivo: Este trabalho experimental se propõe a discorrer sobre o processo de avaliação neuropsicopedagógica, a identificação dos fatores que interferem no processo de aprendizagem do sujeito aprendente e demonstrar a relevância deste profissional, o neuropsicopedagogo, no resgate do prazer do aprender. Metódo: Foram aplicados testes neuropsicopedagógicos, que propiciaram a obtenção de dados relevantes do aprendente quanto ao seu nível de desenvolvimento, identificação da maneira como se apropria do conhecimento e das interferências neste processo.
Desenvolvimento/resultados: Após a aplicação dos testes constatamos que o aprendente experimenta interferências significativas nas áreas cognitiva, psicomotora, pedagógica e socioemocional requerendo acompanhamento pedagógico diferenciado e intervenção neuropsicopedagógica.
Conclusão/considerações finais: Inferimos a relevância da avaliação e da intervenção neuropsicopedagógica no processo da reconstrução da autoestima, da convicção do sujeito em sua capacidade de superar as limitações que se interpõe na apreensão de conhecimento e do resgate do prazer do aprender.
DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-094