Novas metodologias educacionais para a formação de professores: A experiência do qualificar ES

Authors

  • Renata Resstel
  • Elisangela Coco dos Santos
  • Narjara Laranja de Souza Pedroni
  • Angela Maria Bissoli Saleme
  • Alexandra Oliveira Aragão
  • Ana Paula Barbosa Frazão
  • Edison Reginaldo de Oliveira Junior

Keywords:

Novas Metodologias, Qualificação Profissional, Informação e Comunicação

Abstract

A educação encontra-se em processo de transformação. E por isso é vital pensar em novas metodologias educacionais com foco em cativar o aluno em sala de aula. Assim, procurou-se descrever as contribuições do Qualificar ES em promover o aperfeiçoamento de professores no uso de novas metodologias. O percurso metodológico foi pautado na pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, com coleta de dados a partir do modelo semipresencial de educação, proposto pelo programa Qualificar ES com foco na educação continuada de professores. O recorte compreendeu os anos de 2019 a 2022. Nesse período percebeu-se a oferta de cursos no eixo tecnológico informação e comunicação, com destaque para: recursos metodológicos para educadores, metodologias ativas para educadores, gamificação na educação e informática para educação: novas mídias. Tais ofertas, contribui para que professores desenvolvam novas formas de educar, distanciando do modelo tradicional. Pode-se concluir que o programa Qualificar ES tem contribuído para construir uma educação inovadora. 

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-063

Published

2023-06-07

How to Cite

Novas metodologias educacionais para a formação de professores: A experiência do qualificar ES. (2023). Seven Editora, 852-862. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1499