Metodologia STEAM: Promoção da Aprendizagem por meio da Revitalização de uma Biblioteca
Keywords:
Metodologias ativas, STEAM, Interdisciplinaridade, BibliotecaAbstract
As metodologias ativas têm se mostrado forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem, ao realizar a mediação docente e o protagonismo discente. É nesse viés que a metodologia STEAM, formada pelo acrônimo das palavras Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, tem ganhado espaço. Considerando a subutilização do espaço bibliotecário em uma escola pública de Ensino Fundamental do interior do Estado de São Paulo, este trabalho tem como objetivo utilizar a referida metodologia para promover a interdisciplinaridade por meio da reorganização do referido ambiente. Desenvolvido com os alunos do 8º ano da unidade escolar em questão, foram utilizados questionários aplicados de maneira virtual, também foi solicitado a elaboração de um croqui ou planta baixa projetando a reestruturação. Professores que participaram da aplicação também foram convidados a responder um questionário. A metodologia STEAM possibilitou integração interpessoal e saberes, promoveu integração entre os docentes e reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, na medida que levaram os discentes a mobilizar saberes e estratégias para se chegar aos objetivos propostos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Aline da Silva Pimenta , Clemilda de Fátima Silva Uliana, Daniela Ramos da Silva, Juliana Meissner Moraes, Monique Godoi Gomes Lescura, Samuel Gomes de Oliveira, Paulo Rafael dos Santos, Maria Auxiliadora Motta Barreto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.