Metodologia STEAM: Promoção da Aprendizagem por meio da Revitalização de uma Biblioteca

Authors

  • Aline da Silva Pimenta
  • Clemilda de Fátima Silva Uliana
  • Daniela Ramos da Silva
  • Juliana Meissner Moraes
  • Monique Godoi Gomes Lescura
  • Samuel Gomes de Oliveira
  • Paulo Rafael dos Santos
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto

Keywords:

Metodologias ativas, STEAM, Interdisciplinaridade, Biblioteca

Abstract

As metodologias ativas têm se mostrado forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem, ao realizar a mediação docente e o protagonismo discente. É nesse viés que a metodologia STEAM, formada pelo acrônimo das palavras Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, tem ganhado espaço. Considerando a subutilização do espaço bibliotecário em uma escola pública de Ensino Fundamental do interior do Estado de São Paulo, este trabalho tem como objetivo utilizar a referida metodologia para promover a interdisciplinaridade por meio da reorganização do referido ambiente. Desenvolvido com os alunos do 8º ano da unidade escolar em questão, foram utilizados questionários aplicados de maneira virtual, também foi solicitado a elaboração de um croqui ou planta baixa projetando a reestruturação. Professores que participaram da aplicação também foram convidados a responder um questionário. A metodologia STEAM possibilitou integração interpessoal e saberes, promoveu integração entre os docentes e reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, na medida que levaram os discentes a mobilizar saberes e estratégias para se chegar aos objetivos propostos. 

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-054

Published

2023-05-18

How to Cite

Metodologia STEAM: Promoção da Aprendizagem por meio da Revitalização de uma Biblioteca. (2023). Seven Editora, 741-755. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1375