Abstract
A união entre tecnologia e sala de aula é desafiadora, principalmente quando envolve algum tipo de equipamento, que pode demandar uma fatia do orçamento já escasso nas escolas públicas. A escolha do Arduino para o projeto veio a partir de experiências pretéritas desenvolvidas em projetos e no custo-benefício que ele apresenta. O objetivo principal dessa proposta é elaborar uma ferramenta didática que possa ser usada em sala de aula na disciplina de Geografia e outras áreas afim, abarcando nisso a possibilidade de ser usada também no contexto do ensino remoto e trabalhar o conceito de sustentabilidade. Para alcançar esses resultados, a(o) aluna(o) participa ativamente na criação da ideia do projeto. O desenvolvimento dessa ideia possibilita participação ativa, criatividade e liberdade para a(o) discente e pode ser realizado em qualquer ambiente. A partir do exposto, a ideia proposta e o resultado obtido foi a elaboração, construção, programação e cultivo de hortaliças em uma horta automatizada e sustentável com monitoramento da umidade do solo, irrigação autônoma com água de reuso do próprio câmpus e energizada por painéis fotovoltaicas. Esse modelo visou a sustentabilidade, eficiência e a produção de uma ferramenta didática que ficará disponível para a comunidade interna e externa.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-053