Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Podcast como mídia aliada à educação: Um estudo sobre a valorização no processo de capacitação e formação dos professores de língua portuguesa

Pettenon GSC;
Rocha LFBV

Gabriela da Silva Coelho Pettenon

Luis Félix de Barros Vieira Rocha


Abstract

O podcasting foi inventado em 2004 como uma espécie de alternativa à transmissão de rádio pela internet. O objetivo era compensar o download ilegal de músicas por um serviço pago em condições financeiras razoáveis especialmente para os jovens e, recentemente, os podcasts geraram muito interesse devido à sua capacidade de integração no estudo para melhorar as habilidades de escuta, fala e leitura dos alunos. Dessa forma, diante da globalização, o sistema educacional tem passado por transformações que implicam a mudança de alguns paradigmas, entre os quais se encontra a integração das novas tecnologias aos métodos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, considera-se que, para que haja sucesso nesse processo, faz-se fundamental a implementação dos processos de formação de professores para que os profissionais docentes possam aplicar tais mecanismos de forma produtiva e eficaz. Diante disso, esta pesquisa buscou responder a seguinte problemática: como o uso da mídia em podcast pode contribuir na educação especialmente no processo de capacitação e formação de professores de Língua Portuguesa? Portanto, realiza-se esta pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica cujo objetivo geral é de apresentar e analisar a ferramenta podcast como mídia aliada à educação no intuito de encorajar a formação contínua dos professores de Língua Portuguesa para estarem aptos e familiarizados a compartilhar e transmitir conhecimentos tecnológicos atualizados na prática docente. Diante de dessas investigações, é possível compreender que a utilização das tecnologias digitais junto ao sistema de ensino e aprendizagem apresentam diversos benefícios relacionados ao desempenho dos estudantes. Pesquisas apontam que, devido a modernização da educação e com o uso dos recursos digitais, os estudantes tendem a se tornar mais participativos, curiosos e criativos, uma vez que essas ferramentas favorecem e fazem com que a disseminação e produção de conhecimentos se torne mais satisfatória, dinâmica, diversa e inclusiva.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/tecavanaborda-013


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Gabriela da Silva Coelho Pettenon, Luis Félix de Barros Vieira Rocha

Author(s)

  • Gabriela da Silva Coelho Pettenon
  • Luis Félix de Barros Vieira Rocha