Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O modo de formulação de preços das empresas do ramo farmacêutico do município de Ariquemes/RO

Araújo AS;
Oliveira TVM;
Borges WG

Amanda da Silva Araújo

Thyago Vinicius Marques Oliveira

Weslei Gonçalves Borges


Abstract

A presente pesquisa objetivou investigar como funciona a precificação nas farmácias do município de Ariquemes/RO, já que há muitos estabelecimentos deste ramo na cidade e cada um deles tem de ter o seu diferencial para que tenha longevidade. Devido a isso, o estudo em questão possui como objetivo principal identificar o modo de formulação de preços das empresas do ramo farmacêutico de Ariquemes/ RO, além disso, teve, ainda, o intuito de apurar os critérios definidos pelas organizações estudadas na hora da precificação, destacar o sistema de custeio utilizado e a importância da definição do custo na construção dos preços. Para alcançar esses objetivos usou-se a pesquisa de campo em conjunto com a aplicação de um questionário com dezoito questões objetivas para a coleta dos dados necessários. Neste questionário as perguntas eram a respeito dos fatores-chaves da empresa, do uso das informações de custo para a formulação de preço, qual o método de agregação do custo ao valor monetário do produto ou serviço final, em que é baseado a definição do percentual de lucro, qual estratégia a organização adota para a formulação de preços, entre outros. Como resultado, obteve-se que as empresas que participaram da pesquisa consideram como principais fatores-chaves a qualidade e o preço, além disso, utilizam as informações de custo na composição do preço, o método de custeio mais utilizado é o custeio direto, o percentual de lucro é definido com base no mercado de atuação delas, e a estratégia mais utilizada para precificar e a estratégia de preços competitivos, praticando preços semelhantes aos dos concorrentes. Portanto, através da pesquisa conseguiu-se identificar na realidade, no dia a dia, a formulação de preços, o impacto do custo nesta etapa, e assim possibilitou à pesquisadora e aos leitores ver na prática algo que é aprendido em sala de aula.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/ciesaudesv1-023


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Amanda da Silva Araújo , Thyago Vinicius Marques Oliveira, Weslei Gonçalves Borges

Author(s)

  • Amanda da Silva Araújo
  • Thyago Vinicius Marques Oliveira
  • Weslei Gonçalves Borges