Ressignificação do estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia do novo Coronavírus
Palavras-chave:
Formação de professores, Pedagogia, Ensino RemotoResumo
O Estágio Curricular Supervisionado é um dos componentes curriculares que compõem o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unemat de Juara, que devem acontecer no decorrer do curso, garantindo aos graduandos a atuação pedagógica nos contextos escolares e não escolares. Com a suspensão das aulas presenciais em todos os níveis e modalidades pelas autoridades sanitárias e educacionais devido à pandemia do novo coronavírus em todo o país, posteriormente com uma nova determinação para substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, fez com que as instituições de ensino superior migrassem para o ensino remoto emergencial. Este artigo tem como objetivo analisar se o Estágio Curricular Supervisionado ofertado pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - campus de Juara/MT, por meio do ensino remoto, conseguiu desenvolver a ementa, as pretensões e orientações previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Por meio de análise dos relatório de estágio e entrevistas remotas, as narrativas dos estagiários e das estagiárias teceram os desafios, inquietudes e aprendizagens que potencializadas pelo ensino remoto. Concluiu-se que apesar do ensino remoto dar condições para a integralização dos componentes curriculares, ele por si só não se constitui de ferramenta para abranger a complexidade da práxis pedagógica que só é possível pelo ensino presencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosalia de Aguiar Araújo, Sandra Pereira de Carvalho, Saulo Augusto de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.