Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

O direito à educação como forma de contribuir para a democratização da sociedade

Leite RC;
Valadão TS

Renato Costa Leite

Tatiane Souza Valadão


Keywords

Educação
Política
Ideologia
Democracia

Abstract

O presente artigo versa sobre o entrelaçamento sociedade e educação, bem como a importância de uma educação crítica como requisito fundamental para uma sociedade democrática. Possui como objetivo apresentar e debater a competência política da educação e a função social da escola e dos docentes nesse quesito. Como percurso metodológico optou-se por resgatar e apresentar a definição do ser político da educação, bem como analisar os discursos trazidos pelo Movimento Escola Sem Partido (MESP), que de forma “despretensiosa” foi ganhando destaque no cenário político-partidário nacional sob a bandeira de “neutralidade” e “apartidarismo”, mas que por debaixo das fake news guardava um arsenal de ideologias neoliberais e de ataques a autonomia da escola e ao senso crítico. Desse modo, o presente texto, sem pretender esgotar o assunto, avança no debate e advoga pela defesa do espaço escolar enquanto local apropriado para o debate, o diálogo, o confronto de ideias tão salutares na construção do conhecimento e de forma democrática que todos os olhares sejam trazidos, sem a interferência de partidos políticos e de leis que visam limitar a construção dos saberes dos estudantes às versões estipuladas por determinados grupos que ocupam a máquina do Estado visando a manutenção de uma sociedade  desigual por, entre outros meios, do controle das informações. 

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-027


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Renato Costa Leite , Tatiane Souza Valadão

Author(s)

  • Renato Costa Leite
  • Tatiane Souza Valadão