Ensino baseado em competências na disciplina engenharia urbana do curso de engenharia civil

Authors

  • Júlia dos Santos Laundos
  • Heitor Borges Cruz
  • Nuria Pérez Gallardo
  • Antonio Carlos do Nascimento Passos de Oliveira

Keywords:

DCNs, Competências, Engenharia Urbana, Engenharia Civil

Abstract

A Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são fundamentais para o desenvolvimento das disciplinas que regem os cursos de Engenharias. A última versão vigente, Resolução CNE/CES N°2/2019, enfatiza o desenvolvimento de competências, abrangendo competências técnicas e de gestão, como também a questão de comunicação, trabalho em equipe, ética profissional e aprendizagem autônoma. Desse modo, uma turma da disciplina de Engenharia Urbana, contemplada 4 tipos de competências, sendo elas Gerais, Técnicas, intrapessoais e Interpessoais, se apresenta como objeto de estudo deste trabalho. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo avaliar o nível de compreensão das competências aplicadas na disciplina, sendo o nível baixo, médio e alto de compreensão. Os resultados obtidos foram variados entre a porcentagem de compreensão distribuída nos níveis alto, médio e baixo, porém tendo o maior êxito em alta compreensão das competências.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-023

Downloads

Published

2023-04-28

How to Cite

Ensino baseado em competências na disciplina engenharia urbana do curso de engenharia civil. (2023). Seven Editora, 301-308. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1168