A estatística nos livros didáticos de matemática da educação básica

Authors

  • José Carlos Santana Queiroz
  • Moises Dias Santos Junior
  • Cassio Lopes Carneiro
  • Válber Márcio de Argolo Melo

Keywords:

Estatística, Livro Didático, Ensino, Professores de Matemática

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de professores de matemática sobre o livro didático no processo de ensino de Estatística. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com uma discussão qualitativa, na qual aplicamos um questionário, de forma remota, a professores da Educação Básica. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores graduados em matemática, e a escolha dos participantes perpassou pelo critério de estar trabalhando com o conteúdo de Estatística nos seus colégios. Para a análise dos dados, utilizamos as descrições a partir de análise reflexivas obtidas por meio do questionário. Os resultados demonstraram que os professores utilizam bastante o livro didático no Processo de Ensino de Estatística e que as contribuições do livro para o ensino foram perceptíveis para mesma. Destacamos também a interação por parte dos professores, que se dispuseram a contribuir com o andamento desta pesquisa mediante as respostas registradas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-018

Downloads

Published

2023-04-28

How to Cite

A estatística nos livros didáticos de matemática da educação básica. (2023). Seven Editora, 234-251. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1163