A estatística nos livros didáticos de matemática da educação básica
Keywords:
Estatística, Livro Didático, Ensino, Professores de MatemáticaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de professores de matemática sobre o livro didático no processo de ensino de Estatística. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo com uma discussão qualitativa, na qual aplicamos um questionário, de forma remota, a professores da Educação Básica. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores graduados em matemática, e a escolha dos participantes perpassou pelo critério de estar trabalhando com o conteúdo de Estatística nos seus colégios. Para a análise dos dados, utilizamos as descrições a partir de análise reflexivas obtidas por meio do questionário. Os resultados demonstraram que os professores utilizam bastante o livro didático no Processo de Ensino de Estatística e que as contribuições do livro para o ensino foram perceptíveis para mesma. Destacamos também a interação por parte dos professores, que se dispuseram a contribuir com o andamento desta pesquisa mediante as respostas registradas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 José Carlos Santana Queiroz , Moises Dias Santos Junior , Cassio Lopes Carneiro, Válber Márcio de Argolo Melo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.