Estudo sobre a criatividade e ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Renan Lucas Israel Nascimento da Silva
  • Luana Camila dos Santos Gomes

Keywords:

Criatividade, Atividades lúdicas, Ensino-aprendizagem, Crianças

Abstract

Desde as civilizações mais antigas, nota-se a pedagogia sendo trabalhada de diferentes maneiras, tornando-se um processo mais qualitativo no aprendizado das crianças daquela época. Assim, é otimizado o seu desenvolvimento para tornarem-se cidadãs respeitadas. O presente artigo tem por objetivo analisar e descrever o processo de criatividade em sala de aula, sendo prática pedagógica, utilizando-se de ferramentas lúdicas para o desenvolvimento educacional das crianças do ensino fundamental menor, compreendido do primeiro ao quinto ano. Com base no que descreve Miranda, Cunha, e Silva, este artigo elenca algumas situações da prática docente a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que ressalta as previsões dos documentos norteadores de uma educação qualitativa, onde se formam sujeitos aptos para a vida e mais competentes para solucionar os problemas e desafios diários. Dividindo-se em duas partes, em que a primeira contextualiza a situação problema e aponta as situações a serem analisadas com base no referencial teórico citado; já a segunda analisa e descreve os processos dentro da sala de aula com a adoção da prática proposta neste artigo que pretende contribuir com a prática docente de muitos profissionais que atuam nessas séries iniciais de alfabetização e do desenvolvimento dessas crianças.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-015

Downloads

Published

2023-04-27

How to Cite

Estudo sobre a criatividade e ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. (2023). Seven Editora, 185-196. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/1160