Abstract
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino básico é garantida pela Lei N° 7.853/89, tendo em vista que, de acordo com o INEP (2021), matrículas realizadas em todas as fases de ensino por alunos com deficiência alcançam a estimativa de 1,3 milhão. A realização dessa Revisão Integrativa tem como objetivo analisar evidências científicas sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar, na percepção dos professores. A partir de buscas nas bases de dados LILACS, SCIELO, CAPES, BVS, PubMed e Bireme, foram selecionados seis artigos para serem analisados, publicados entre os anos de 2012 a 2022. Nota-se que as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores são pautadas no diálogo com alunos com deficiência, mas existem empecilhos que acabam dificultando o processo de inclusão advindos das fragilidades da formação inicial, que não contemplam a realidade na qual os futuros professores trabalharão. Falta de recursos materiais e acessibilidade são apontados como dificuldades para inclusão de alunos com deficiência nas aulas do componente curricular Educação Física. Conclui-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscam por formação continuada, seja formal ou informal, para adquirir conhecimentos sobre os tipos de deficiência, para desenvolver de forma mais segura a inclusão, por meio de suas práticas pedagógicas.
DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-014