Abstract
A Educação em Saúde se relaciona aos processos educativos de conhecimento em saúde e combinações de experiências de aprendizagem que buscam contribuir para a autonomia das pessoas no cuidado à própria saúde. O conceito objetiva transformações no comportamento das pessoas e do coletivo no sentido de favorecer ações voluntárias. A escola se torna por isso um campo bastante propício para processos de ensino-aprendizagem que tratem da Educação em Saúde. Este artigo deriva-se da pesquisa de mestrado “A formação e a prática de ensino-aprendizagem em Educação em Saúde do professor da Rede Pública Municipal de São Paulo: análise do Ciclo Autoral na região do Campo Limpo”, do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A pesquisa analisou o espaço que a Educação em Saúde ocupa nos processos formativos e práticas de ensino-aprendizagem de professores da educação Básica - Ciclo Autoral de escolas da Rede Pública Municipal de São Paulo na região do Campo Limpo. A pesquisa ancorou-se nos fundamentos da abordagem metodológica qualitativa, englobando pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. A pesquisa de campo foi realizada com um questionário semiestruturado do Google Formulários tendo vinte e três professores participantes de três escolas da região. A análise dos dados evidenciou que há um espaço em construção da Educação em Saúde nas escolas, sua importância e benefícios são claros aos(às) docentes, porém ainda é necessário o fortalecimento das ações formativas voltadas à saúde considerando os anseios e perspectivas dos(as) professores(as). A formação inicial e continuada se reflete na atuação docente, delineando possibilidades de caminhos para onde seguir.
DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-077