Educação em Saúde: Concepções e práticas docentes na Educação Básica
Palabras clave:
Educação em Saúde, Formação docente, Práticas de ensino-aprendizagem, Educação Básica, Ciclo Autoral, Escolas da Rede Pública Municipal de São Paulo no Campo LimpoResumen
A Educação em Saúde se relaciona aos processos educativos de conhecimento em saúde e combinações de experiências de aprendizagem que buscam contribuir para a autonomia das pessoas no cuidado à própria saúde. O conceito objetiva transformações no comportamento das pessoas e do coletivo no sentido de favorecer ações voluntárias. A escola se torna por isso um campo bastante propício para processos de ensino-aprendizagem que tratem da Educação em Saúde. Este artigo deriva-se da pesquisa de mestrado “A formação e a prática de ensino-aprendizagem em Educação em Saúde do professor da Rede Pública Municipal de São Paulo: análise do Ciclo Autoral na região do Campo Limpo”, do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A pesquisa analisou o espaço que a Educação em Saúde ocupa nos processos formativos e práticas de ensino-aprendizagem de professores da educação Básica - Ciclo Autoral de escolas da Rede Pública Municipal de São Paulo na região do Campo Limpo. A pesquisa ancorou-se nos fundamentos da abordagem metodológica qualitativa, englobando pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa empírica. A pesquisa de campo foi realizada com um questionário semiestruturado do Google Formulários tendo vinte e três professores participantes de três escolas da região. A análise dos dados evidenciou que há um espaço em construção da Educação em Saúde nas escolas, sua importância e benefícios são claros aos(às) docentes, porém ainda é necessário o fortalecimento das ações formativas voltadas à saúde considerando os anseios e perspectivas dos(as) professores(as). A formação inicial e continuada se reflete na atuação docente, delineando possibilidades de caminhos para onde seguir.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruna Corrêa Nonato, Otilia Maria Lúcia Barbosa Seiffert

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.