Abstract
Com o presente relato de experiência objetivou-se descrever o uso da Teleodontologia como ferramenta para o monitoramento do cuidado em saúde bucal possibilitando a detecção de quadros de urgência em Odontologia e como ferramenta de orientação para os usuários do Sistema Único de Saúde sobre o atendimento odontológico durante a pandemia COVID 19. Para tanto os graduandos em Odontologia contactaram famílias atendidas pelo convênio serviço escola, via telefone e, após consentimento, aplicavam questionário pré-clínico com perguntas acerca de sua saúde geral baseado no Fluxo Do Fast-Track Para Atenção Primária à Saúde - proposto pelo Ministério da Saúde e, no caso de algum membro da família relatar demanda de dor de ordem odontológica, a este foi aplicado um questionário de Saúde Bucal baseado no questionário para anamnese recomendado pelo CFO e American Dental Association. Participaram da ação 18 famílias das quais 14 responderam aos questionamentos, destas 7 apresentaram integrantes com demanda odontológica referida. Os atendimentos propiciaram a orientação sobre a necessidade do atendimento em ambiente ambulatorial e orientações em saúde bucal, contribuindo para o acesso integral e oportuno aos serviços de Odontologia.
DOI:https://doi.org/10.56238/ciênciasaudeestuepesv1-076