Abstract
Neste trabalho, propõe-se investigar como a Arte pode ser importante para levar àqueles que com ela se relacionam a viverem em estado de plenitude. O objetivo perpassa por conhecer as ideias filosóficas de Platão e Aristóteles relacionando-as à Arte, considerando, principalmente, o conceito de Eudaimonia. Da mesma forma, intenciona-se pensar como tal conceito pode transformar aulas de artes levando alunos a compreensão daquilo que pode ser considerado belo, validando as ações experienciadas pelo educando em sala de aula. Para contribuir com a significação dos dados, utilizou-se como aporte experiência com os alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras - ETPC, da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, uma escola particular de Volta Redonda, localizado na região Sul-Fluminense. Por fim, reflete-se sobre práticas possíveis para a sala de aula que possam provocar experiências significativas para a integralidade do ser, entendendo a Eudaimonia como processo pelo qual a vida é boa quando ajustada ao todo por si mesma, colaborando com a construção de uma educação com criticidade, autonomia e emancipação.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-034