Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Revisitando Aristóteles: Educação, Eudaimonia, Arte e Política

Vieira MS

Márlon Souza Vieira


Keywords

Art Teaching
Eudaimoni
Aristotelian Thought
Pedagogical Practice

Abstract

Neste trabalho, propõe-se investigar como a Arte pode ser importante para levar àqueles que com ela se relacionam a viverem em estado de plenitude. O objetivo perpassa por conhecer as ideias filosóficas de Platão e Aristóteles relacionando-as à Arte, considerando, principalmente, o conceito de Eudaimonia. Da mesma forma, intenciona-se pensar como tal conceito pode transformar aulas de artes levando alunos a compreensão daquilo que pode ser considerado belo, validando as ações experienciadas pelo educando em sala de aula. Para contribuir com a significação dos dados, utilizou-se como aporte experiência com os alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras - ETPC, da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, uma escola particular de Volta Redonda, localizado na região Sul-Fluminense. Por fim, reflete-se sobre práticas possíveis para a sala de aula que possam provocar experiências significativas para a integralidade do ser, entendendo a Eudaimonia como processo pelo qual a vida é boa quando ajustada ao todo por si mesma, colaborando com a construção de uma educação com criticidade, autonomia e emancipação.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-034


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Márlon Souza Vieira