A ERA DIGITAL E O NEXO DO MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Vívia Pereira de Moraes Santos
  • Aurea Maria Rocha de Carvalho
  • Erick de Oliveira Lemos

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n7-011

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing, Segmentação de Mercado, Marketing de Influência, Tendências de Mercado

Resumo

O marketing digital tornou-se uma peça chave para o sucesso das empresas no ambiente online
contemporâneo. A presença digital efetiva é fundamental para alcançar e engajar o público-alvo
de forma eficiente e econômica. Este estudo explora a importância de estratégias bem definidas
de marketing digital e como sua implementação pode impactar positivamente. O marketing
digital é definido como o uso de canais eletrônicos, como a internet, para executar ações de
marketing, permitindo que os consumidores tenham maior controle sobre as informações que
recebem. A evolução tecnológica transformou o consumidor em um agente ativo, engajado em
mídias sociais e gerador de conteúdo. A diferença do marketing digital em relação ao tradicional
reside na sua capacidade de fornecer soluções rápidas e personalizadas, aproveitando a
conectividade constante dos contras historicamente, o marketing começou no século XVII e
evoluiu para se adaptar às necessidades do mercado moderno. O marketing digital expande
essas práticas utilizando tecnologias para melhorar a visibilidade e o engajamento das marcas.
No entanto, a falta de uma estratégia clara pode levar a desperdícios de recursos e campanhas
ineficazes. Portanto, uma abordagem integrada e o uso de dados é crucial no marketing digital.
A coleta e análise de dados demográficos, comportamentais e transacionais ajudam as empresas
a entender melhor seu público e o ambiente competitivo. Ferramentas como a análise SWOT
permite às empresas identificar oportunidades e ameaças, entre as principais estratégias de
marketing digital estão o marketing de conteúdo, SEO, marketing em mídias sociais e e-mail
marketing. Cada uma dessas abordagens oferece benefícios específicos para aumentar a
visibilidade, engajamento e conversão de clientes. A capacidade de medir e ajustar
continuamente as estratégias com base em dados e feedback é vital para maximizar o retorno
sobre o investimento e alcançar o sucesso no mercado.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Santos, V. P. de M., de Carvalho, A. M. R., & Lemos, E. de O. (2024). A ERA DIGITAL E O NEXO DO MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES . Revista Sistemática, 14(7). https://doi.org/10.56238/rcsv14n7-011