Inspeção escolar: Revisando o estado da arte (2001-2021)

Autores

  • Jonas dos Santos Lima
  • Betijane Soares de Barros

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-015

Palavras-chave:

Conhecimento, Estado da Arte, Inspeção Escolar

Resumo

O objetivo da elaboração deste artigo foi compreender a partir de pesquisa bibliográfica através do levantamento do Estado da Arte, o papel do Inspetor Escolar na atual conjuntura. Assim, acreditamos ser relevante nosso estudo científico, pois o mesmo enquanto um trabalho inédito visa ampliar o conhecimento sobre o papel da inspeção escolar de forma crítica e reflexiva; buscando ao mesmo tempo, uma melhor compreensão sobre o papel do Inspetor(a) Escolar a partir das produções científicas atualizadas. Quanto ao tratamento dos dados, foram utilizados para o levantamento das produções científicas voltadas para o objeto: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; SciELO; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Google Acadêmico. Durante a confecção deste trabalho científico, percebemos que a temática Inspeção Escolar é pouco estudada, tendo em vista a importância dos profissionais Inspetores Escolares no desenvolvimento da educação brasileira. Entendemos que a categoria necessita de uma reorganização através de uma legislação qualitativa que traga o bem-estar para estes profissionais, voltada para a garantia de direitos conquistados, que seja promotora de trabalhadores qualificados para os desafios impostos ao fazer da educação brasileira.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

Lima , J. dos S., & de Barros , B. S. (2024). Inspeção escolar: Revisando o estado da arte (2001-2021). Revista Sistemática, 14(5), 1239–1254. https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-015