Inspeção escolar: Revisando o estado da arte (2001-2021)
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-015Palavras-chave:
Conhecimento, Estado da Arte, Inspeção EscolarResumo
O objetivo da elaboração deste artigo foi compreender a partir de pesquisa bibliográfica através do levantamento do Estado da Arte, o papel do Inspetor Escolar na atual conjuntura. Assim, acreditamos ser relevante nosso estudo científico, pois o mesmo enquanto um trabalho inédito visa ampliar o conhecimento sobre o papel da inspeção escolar de forma crítica e reflexiva; buscando ao mesmo tempo, uma melhor compreensão sobre o papel do Inspetor(a) Escolar a partir das produções científicas atualizadas. Quanto ao tratamento dos dados, foram utilizados para o levantamento das produções científicas voltadas para o objeto: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; SciELO; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Google Acadêmico. Durante a confecção deste trabalho científico, percebemos que a temática Inspeção Escolar é pouco estudada, tendo em vista a importância dos profissionais Inspetores Escolares no desenvolvimento da educação brasileira. Entendemos que a categoria necessita de uma reorganização através de uma legislação qualitativa que traga o bem-estar para estes profissionais, voltada para a garantia de direitos conquistados, que seja promotora de trabalhadores qualificados para os desafios impostos ao fazer da educação brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.