Analfabetismo funcional e desigualdades sociais no Brasil: Desafios na era da comunicação escrita digital

Autores

  • Ivanete Maria Silva Alves
  • Carla Waleska Gomes de Araujo
  • Eliete dos Santos Silva
  • Luciane Queroz Moura
  • Bernard Pereira Almeida
  • Luciane Victorino Barbosa
  • Joselito Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-002

Palavras-chave:

Analfabetismo, Desigualdades, Educação, Alfabetização

Resumo

Este estudo busca analisar as inter-relações entre o analfabetismo funcional e a desigualdade social no Brasil, destacando como essas questões se conectam em um contexto em que, paradoxalmente, o uso da escrita é cada vez mais presente na vida cotidiana, especialmente através das mensagens eletrônicas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos e fundamentada em análise documental. Os resultados indicam que o analfabetismo funcional e rudimentar são problemas sociais históricos no Brasil, persistindo mesmo em um momento em que a escrita se torna essencial para a comunicação diária. Esse problema não se limita apenas a questões intraescolares, mas também é influenciado por fatores sociais, históricos, raciais e de gênero, que perpetuam as desigualdades entre os grupos mais vulneráveis. O analfabetismo, portanto, está profundamente ligado às desigualdades em suas diversas dimensões, impactando a educação em todas as suas etapas e inviabilizando a plena participação dos indivíduos em uma sociedade cada vez mais dependente da comunicação escrita. Conclui-se que o analfabetismo funcional continua a ser um problema crescente e urgente, comprometendo o direito à educação e a inclusão social.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Alves, I. M. S., de Araujo , C. W. G., Silva , E. dos S., Moura , L. Q., Almeida , B. P., Barbosa , L. V., & Silva , J. A. (2024). Analfabetismo funcional e desigualdades sociais no Brasil: Desafios na era da comunicação escrita digital. Revista Sistemática, 14(5), 1127–1139. https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-002