Analfabetismo funcional e desigualdades sociais no Brasil: Desafios na era da comunicação escrita digital
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n5-002Palavras-chave:
Analfabetismo, Desigualdades, Educação, AlfabetizaçãoResumo
Este estudo busca analisar as inter-relações entre o analfabetismo funcional e a desigualdade social no Brasil, destacando como essas questões se conectam em um contexto em que, paradoxalmente, o uso da escrita é cada vez mais presente na vida cotidiana, especialmente através das mensagens eletrônicas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos e fundamentada em análise documental. Os resultados indicam que o analfabetismo funcional e rudimentar são problemas sociais históricos no Brasil, persistindo mesmo em um momento em que a escrita se torna essencial para a comunicação diária. Esse problema não se limita apenas a questões intraescolares, mas também é influenciado por fatores sociais, históricos, raciais e de gênero, que perpetuam as desigualdades entre os grupos mais vulneráveis. O analfabetismo, portanto, está profundamente ligado às desigualdades em suas diversas dimensões, impactando a educação em todas as suas etapas e inviabilizando a plena participação dos indivíduos em uma sociedade cada vez mais dependente da comunicação escrita. Conclui-se que o analfabetismo funcional continua a ser um problema crescente e urgente, comprometendo o direito à educação e a inclusão social.
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