Feridas abertas pelo racismo no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-016Palavras-chave:
Racismo, Ambiente Escolar, Estudantes, ViolênciaResumo
As reflexões apresentadas neste artigo versam acerca do racismo que permeia o ambiente escolar, fruto do resultado de pesquisa realizada com 54 alunas e alunos do 7o ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Salvador, Bahia, no ano de 2023. Assim, utilizou-se enfoque quali-quantitativo com uso da técnica do questionário semi-estruturado, a fim de se obter o maior número possível de respostas, todavia, com ênfase na qualidade das mesmas e considerando-se as subjetividades inerente ao tema. Em adição, foram realizadas atividades como rodas de conversa, música e desenhos, como o objetivo de capturar com maior profundidade a percepção dos estudantes. Ressalta-se que a escola foi apontada pela maioria dos estudantes como sendo o lugar onde ouviram falar ou aprenderam sobre o racismo e que nesse mesmo ambiente alunas e alunos racializados sofrem violência racista. Para construir reflexões acerca da temática, o texto se alicerça em autores como ALMEIDA (2021), OLIVEIRA (2007), GOMES (2006), MBEMBE (2019), SILVA (2010).
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