Processos de regulação da estratégia de aprendizagem com rubricas para avaliação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-013Palavras-chave:
Rubricas, Autorregulação, Avaliação da aprendizagemResumo
A avaliação da aprendizagem pode ser feita com a ajuda do desenvolvimento de rubricas. As rubricas são usadas para avaliar uma ampla variedade de aspectos do processo pedagógico; Eles são até muito eficientes para padronizar a avaliação e criar feedback. A adoção de rubricas ajuda a estabelecer critérios e níveis de desempenho educacionalmente apropriados para métricas e medições de desempenho, incluindo estruturas complexas de aprendizagem, como a estrutura pedagógica. As estruturas de aprendizagem regulamentadas tornaram-se a pedra angular para examinar as formas de regulamentação de aprendizagem. Apesar dos recentes avanços na área de autorregulação e co-regulação, ainda são necessárias mais pesquisas sobre como grupos de alunos regulam sua aprendizagem em ambientes de aprendizagem no contexto da sala de aula. Neste trabalho que aplicamos, redesenhamos a estrutura de autorregulação de Pintrich, colocando uma ênfase especial no papel crucial da medição de desempenho na aprendizagem com o auxílio de rubricas, fornecendo uma visão mais holística dos processos regulatórios. A estrutura estendida apresentada aqui tem implicações para a prática, sendo especialmente benéfica na criação de estratégias para facilitar a autorregulação e a corregulação dos alunos. Este estudo fornece informações valiosas para educadores sobre o design instrucional e a seleção de processos regulatórios apropriados para moldar e medir as atividades de aprendizagem dentro de uma estrutura. Foi desenvolvido um protótipo completo denominado Sistema de Avaliação da Aprendizagem por Rubricas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.