Altas habilidades no ensino: Revisão de literatura

Autores

  • Juliana Rodrigues Faria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-001

Palavras-chave:

Educação Especial, Altas Habilidades, Ensino

Resumo

Este estudo qualitativo e descritivo em sua metodologia buscou levantar artigos na base de dados Scielo dos últimos cinco anos, ou seja de 2019 a 2023,  utilizando os descritores "Altas Habilidades" AND "Educação". O objetivo geral deste estudo foi compreender as altas habilidades e superdotação (AH/SD) no sistema educacional. Os objetivos específicos foram: a) investigar como a literatura aborda o tema das AH/SD; b) identificar, por meio da leitura de artigos científicos, como o direito à educação inclusiva é garantido em relação às AH/SD nas escolas. Os estudos, as AH/SD geralmente apontam que uma pessoa pode inicialmente ter algumas vantagens em relação aos seus pares, porém também enfrentam desafios e vulnerabilidades. Quanto à  legislação que está em vigor para assegurar a educação inclusiva tanto para pessoas com AH/SD quanto para qualquer outra pessoa, com ou sem deficiência, há pontos de destaque na lei para garantir o direito à educação inclusiva. Cabe ressaltar que todos contribuem nesse processo de educar e é necessário fornecer orientações aos profissionais da educação e pais, pois desempenham um papel importante nesse contexto.

Publicado

2024-08-06

Como Citar

da Silva, J. R. F. (2024). Altas habilidades no ensino: Revisão de literatura. Revista Sistemática, 14(4), 770–778. https://doi.org/10.56238/rcsv14n4-001