Como a percepção sobre a educação sexual reflete na relação docente-aluno? Situação problema a partir de um vídeo

Autores

  • Isabelle Nascimento Menezes
  • Nicole Lopes dos Santos
  • Túlio de Oliveira Silva Melo
  • Rubem Viana de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-015

Palavras-chave:

Educação, Sexualidade, Educação Sexual, Docente-Aluno, Desenvolvimento, Adolescência

Resumo

A educação sexual é uma abordagem de extrema importância no contexto escolar, abordando questões sobre sexualidade, prevenção sobre IST, gravidez na adolescência, imagem corporal, autoestima, abuso sexual. Este processo passa por muitas complicações na atualidade, devido aos preconceitos e dificuldades que os professores encontram no meio escolar. Neste contexto, esse trabalho procura investigar como se dá a relação docente-aluno, através de uma pesquisa experimental com um vídeo, sendo realizada com 10 estudantes e 4 professores, de escola particular e estadual das cidades de Caruaru e Lajedo. Concluímos que apesar de todas as dificuldades encontradas no meio escolar atualmente há uma abertura para se debater sobre educação sexual, mesmo que seja com limitações. Os professores e alunos tem mais facilidade de discutir, diante da pesquisa pode-se notar o quanto o conhecimento dos alunos e professores são mais do que o esperado diante de uma realidade de políticas que impedem o conhecimento sobre a sexualidade dos jovens e adolescentes.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Menezes, I. N., dos Santos, N. L., Melo, T. de O. S., & de Carvalho, R. V. (2024). Como a percepção sobre a educação sexual reflete na relação docente-aluno? Situação problema a partir de um vídeo. Revista Sistemática, 14(3), 640–655. https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-015