Planejamento estratégico para exportação: Metodologias aplicadas para inserção no mercado internacional
DOI:
https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-009Palavras-chave:
Capacidade de exportação, Exportação, Análise de mercado, Planejamento estratégicoResumo
Para que uma empresa obtenha sucesso em seu processo de internacionalização, é necessário que haja uma avaliação criteriosa de sua capacidade exportadora, tendo estabelecidos sua missão, visão e valores é possível observar com maior clareza todos os pilares da cultura organizacional da empresa. Também se faz necessária a identificação dos principais desafios encontrados tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. A definição de seu posicionamento de mercado e poder de barganha é crucial para que seja possível exportar de maneira competitiva e douradora, acompanhar o desempenho da exportação, avaliar os resultados e fazer ajustes conforme necessário destacando-se no âmbito internacional. O planejamento técnico para exportação é fundamental para garantir o sucesso e a sustentabilidade da operação, maximizando as oportunidades de crescimento no mercado internacional. Com base nisto, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre a importância de um plano de exportação, fundamentando-se em técnicas de análise e gestão corporativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.