Implantação de energia fotovoltaica, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil

Autores

  • Augusto Takashi Miura

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-007

Palavras-chave:

energia solar, fotovoltaica, sustentabilidade

Resumo

A energia é elemento crucial para as necessidades humanas nos tempos atuais. Os sistemas tradicionais de geração de energia têm representado um problema no que se refere a seus custos, ao seu impacto no meio-ambiente e aos seus reflexos na vida em comunidade. Diante disso, buscar fontes de energia limpas e renováveis que atendam as necessidades da sociedade contemporânea torna-se, cada vez mais, essencial na procura por alternativas relacionadas a fontes energéticas. O sistema de geração de energia fotovoltaica explora a irradiação solar, tornando possível a geração e o armazenamento de energia. Esse sistema encontra no Brasil boas condições de implantação no que se refere às características climáticas, mas ainda são necessários investimentos e políticas públicas que incentivem e privilegiem esse processo. Este estudo teve como objetivo identificar como a implantação de usina de minigeração de energia fotovoltaica em uma universidade federal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), pode contribuir para a comunidade universitária em relação à diminuição de custos e à preservação ambiental. A metodologia utilizada foi descritivo-exploratória, qualitativa, através da qual foram realizados questionário aberto e entrevista semiestruturada. Após análise dos dados, concluiu-se que o sistema pode trazer benefícios em longo prazo e que a maior parte dos entrevistados considera o grande potencial do Brasil na expansão da exploração de outras fontes de energia, além da hidroelétrica, que além de onerosa, traz menos vantagens relacionadas aos contextos ambiental e social.

 

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Miura, A. T. (2024). Implantação de energia fotovoltaica, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social em uma Instituição de Ensino Superior no Brasil . Revista Sistemática, 14(3), 517–535. https://doi.org/10.56238/rcsv14n3-007