Doação de sangue e órgãos: Como uma pessoa pode ajudar a salvar vidas

Autores

  • Nevicthon Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n2-016

Palavras-chave:

Doação de sangue, Doação de órgãos, Conscientização

Resumo

O projeto "Doação de sangue e de órgãos: como uma pessoa pode ajudar a salvar vidas" foi desenvolvido na disciplina de Atividades de Extensão – Integração de Competências para Transformar o Eu. O projeto incluiu a observação de uma comunidade de classe média alta, pesquisa, problematização, identificação das causas, produção de material e realização de uma palestra. O objetivo foi promover o aumento de doações de sangue e órgãos por meio da conscientização. A iniciativa abordou a necessidade de reposição de sangue nos bancos de sangue e a falta de informação que resulta na perda de órgãos para transplante, destacando que muitas famílias recusam a doação de órgãos de potenciais doadores devido à desinformação.

Referências

Informativas:

Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Saúde Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Imagens:

Guia de Bolso para Hemocomponentes, MS

Ministério da Saúde Sistema Nacional de Transplantes (SNT)

Associação Brasileira de Transplantes de órgãos http://congregar.acsc.org.br/g

Central de Transplante de Rondônia CET - RO

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Fagundes, N. (2024). Doação de sangue e órgãos: Como uma pessoa pode ajudar a salvar vidas. Revista Sistemática, 14(2), 276–283. https://doi.org/10.56238/rcsv14n2-016