Ressignificando as práticas pedagógicas de letrar o surdo: uma proposta bilíngue

Autores

  • Sandro Moretti Silva
  • Anderson de Alencar Menezes
  • Márcio Moésio Guedes de Mendonça
  • Maria Vilma da Silva

Resumo

DOI: 10.29327/223013.14.1-4

 

A Comunicação humana é um processo de intercâmbio de troca de informação que faz parte do cotidiano de nossa sociedade heterogênea. Nesse universo está presente o surdo que, infelizmente, em vista de sua condição, procura isolar-se vivendo num mundo restrito, dificultando sua mobilidade social, comunicação e interação com a comunidade ouvinte. Nesse contexto, as práticas educacionais de letramento visam minimizar esses entraves, promovendo o intercâmbio entre o aprendente surdo e o educando ouvinte, podendo dessa forma, restabelecer a comunicação através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que aproxima ambas as comunidades por meio de signos linguísticos visogestuais, da datilologia e do oralismo, que são mecanismos que fazem parte desse processo de letrar e incluir o surdo, dando a esse uma autonomia pedagógica visando a sua mobilidade social, fazendo-o perceber qual é o seu papel na sociedade contemporânea. A construção desta pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e qualitativa fundamenta-se em bases teóricas que visam minimizar o abismo entre a comunidade surda e ouvinte.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

Silva, S. M., Menezes, A. de A., de Mendonça, M. M. G., & da Silva, M. V. (2024). Ressignificando as práticas pedagógicas de letrar o surdo: uma proposta bilíngue. Revista Sistemática, 14(1), 69–81. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4727