O YOUTUBE COMO FONTE DE PESQUISA DE PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES, NO COMBATE A EVASÃO ESCOLAR
Resumo
DOI: https://doi.org/10.29327/223013.2.1-1
Introdução: Nas últimas décadas tem se percebido que a educação tem sido marcada por movimentos que tem lutado por uma instituição escolar que considere a diversidade cultural, interpelando a escola que tem considerado somente a cultura hegemônica. Os movimentos indígenas se destacaram nessa luta, visando construir uma escola intercultural, diferenciada e específica, propensa a valorizar a sua cultura, afirmando assim suas identidades. Objetivo: analisar a concepção da educação intercultural indígena a fim de compreender os caminhos construídos para essa prática. Metodologia: revisão sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 20 artigos que contemplavam a relação entre a interculturalidade e educação indígena. Assim, com a análise dos trabalhos científicos investigados obteve-se as seguintes categorias: a interculturalidade e as políticas educacionais voltadas às populações indígenas e a interculturalidade na práxis da educação escolar indígena. Conclusão: se faz necessário conceber a interculturalidade na educação indígena como uma proposta pedagógica que tenciona o desenvolvimento de relações de colaboração, respeito e aquiescência, entre diferentes indivíduos e culturas, visando a conservação das identidades culturais, permitindo com isso uma troca de experiências, onde todos podem enriquecer mutuamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.