O app Google Earth, o ensino de geografia e crianças em processo de alfabetização

Autores

  • Auriceli de Lima Suzano

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-007

Palavras-chave:

Geography teaching, Literacy, ICT in the classroom.

Resumo

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas que podem auxiliar no dia a dia da vida, assim como oferecem suporte para contribuir na sala de aula com o objetivo de instrumentalizar no ensino de geografia. Este trabalho apresenta um relato de experiência em sala de aula, com crianças de 06 (seis) e 07 (sete) anos de idade na qual é utilizado o aplicativo Google Earth para demonstrar o quanto as crianças em fase de alfabetização expressam e se utilizam de conhecimentos geográficos de forma significativa e espontânea no seu cotidiano. Contudo, apresentam-se críticas sobre os riscos de uma romantização quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação. Posto isso, descreve-se o passo a passo desde a chegada na escola até o momento da utilização do aplicativo, a frustração em não conseguir na primeira aula utilizá-lo, a dificuldade de acessos necessários. As falas das crianças são transcritas, suas reações enquanto acompanham e visualizam as imagens que o aplicativo Google Earth disponibiliza, durante a aula proposta e realizada. Ao final, são apresentadas algumas imagens que revelam como as crianças expressam em desenhos as suas espacialidades vivenciadas. Assim, defende-se a possibilidade e importância que desde o ensino fundamental I, inclusive em turmas de alfabetização de crianças de 06 (seis) e 07 (sete) anos de idade, demonstra-se concebível oportunizar o desenvolvimento de atividades que corroboram para a construção de ideias de conhecimentos pertencentes do ensino de geografia escolar com as crianças que estão no início do processo de alfabetização de sua língua.

Publicado

2024-03-26

Como Citar

de Lima Suzano, A. (2024). O app Google Earth, o ensino de geografia e crianças em processo de alfabetização. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(2), 462–474. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-007

Edição

Seção

Articles