Problem-based learning as a strategy for promoting knowledge about sexuality: An experience report

Authors

  • Leonardo Francisco Cesarino Mendonça
  • Luana Paula Dias Arduini
  • Aparecido Donizete dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevjhv2n4-025

Keywords:

Medical education, Sexuality, Teaching.

Abstract

Objetivo: compreender como o conceito de sexualidade é complexo e que sua compreensão se faz necessário. Relato de experiência: A atividade já realizada em uma Seção de Tiro de Guerra, onde discentes do curso de medicina aplicaram com os atiradores da instituição a metodologia do aprendizado baseado em problemas como estratégia para discutir sexualidade com esses adolescentes. Discussão: A utilização dessa metodologia para criar uma discussão horizontal entre discentes de medicina e adolescentes auxilia tanto na prática profissional dos futuros médicos quanto a reflexão dos adolescentes sobre a sua sexualidade e suas repercussões Conclusão: A implementação de uma metodologia normalmente utilizada em campo acadêmico em um contexto comunitário auxiliou tanto realizadores como público-alvo a ampliar seus conhecimentos sobre o tema, buscando aprimorar a abordagem ao tema dentro do contexto de educação em saúde.

Additional Files

Published

2023-08-25

How to Cite

Francisco Cesarino Mendonça , L., Paula Dias Arduini , L., & Donizete dos Santos, A. (2023). Problem-based learning as a strategy for promoting knowledge about sexuality: An experience report. International Seven Journal of Health Research, 2(4), 748–754. https://doi.org/10.56238/isevjhv2n4-025