Orientação educativa às famílias de alunos com transtorno do espectro autista da escola do ensino especial do huambo

Autores

  • José Domingos Calelessa
  • Celestino Utengi
  • Carlos Gabriel Henrique

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Famílias e orientação educativa.

Resumo

A presente dissertação tem como objectivo geral descrever um conjunto de acções educativas orientadoras às famílias dos alunos com Transtorno do Espectro Autista da Escola do Ensino Especial do Huambo. Para esta investigação o tipo de pesquisa foi a descritiva e foram utilizados métodos teóricos como: histórico - lógico, análise – síntese, pesquisa bibliográfica e enfoque de sistema, e métodos empíricos como: observação, inquérito por questionário, consulta aos especialistas e matemático - estatístico. Para o tratamento dos dados, se recorreu ao programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) na sua versão 20.0. Tendo em conta o diagnóstico realizado permitiu aferir que existe pouco conhecimento por parte das famílias com relação ao autismo; existem carências quanto ao diagnóstico do autismo desde a primeira infância, o que muitas das vezes dificulta a própria orientação educativa às famílias e a relação Escola - família, pois nem sempre os professores se sentem preparados suficientemente para atender às necessidades educacionais dos seus educandos. Os resultados desta investigação revelaram que as famílias dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm dificuldade de se relacionarem com os referidos alunos, pois não têm conhecimentos e nem são orientadas com estratégias metodológicas pelos especialistas para se relacionarem melhor com eles. A referida estratégia apresenta um conjunto de acções que visam a orientação educativa às famílias dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois facilita o relacionamento das mesmas famílias com os referidos alunos em diversos contextos.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-113

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Publicado

2024-03-27