Introdução ao estudo de estatística no Ensino Médio por meio de uma pesquisa

Autores

  • Aline Picoli Sonza

Palavras-chave:

Pesquisa, Estatística, Ensino Médio.

Resumo

O presente resumo relata a realização de uma atividade de pesquisa proposta a uma turma de alunos de ensino médio como forma de introdução ao estudo de estatística na disciplina de matemática. A atividade teve como objetivo oportunizar aos estudantes o contato com os caminhos percorridos para a realização de uma pesquisa e o com dados estatísticos colocando em prática conceitos como distribuição de frequencias, uso das tabelas e gráficos e interpretação de resultados. Inicialmente foi realizada uma explanação sobre os principais tópicos envolvidos e fundamentais para a realização da atividade. Em seguida os estudantes foram divididos em duplas ou trios e realizaram a escolha dos temas das pesquisas que seram realizadas. Cada grupo, com o auxílio da professora definiu seu problema de pesquisa, universo estatístico, amostra e metodologia para coleta de dados. Com o intervalo de uma semana para esta primeira etapa, na aula seguinte os alunos iniciaram a organização dos dados coletados e da apresentação dos resultados. As metodologias utilizadas pelos estudantes para coleta dos dados foram entrevista, questionário ou formulário on line e uso de QR code disponibilizado em murais e outros locais com acesso facilitado aos participantes da pesquisa. A etapa final foi de apresentação da pesquisa para os colegas e avaliação da atividade. Os estudantes demonstraram bastante interesse e empenho ao longo da realização da atividade e os resultados das pesquisas foram muito interessantes demosntrando que os objetivos iniciais foram atingidos e os estudantes puderam construir conceitos introdutórios da estatística de maneira sólida e aplicável a diversas situações genéricas. Foi possível perceber, também que os conhecimentos construidos por meio da pesquisa realizada foram muito importantes para o desenvolvimento de outros tópicos da estatística demonstrando a importância da realização de atividades nas quais os estudantes possam ser protagonistas.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-096

Downloads

Publicado

2024-03-25