Autismo na escola: Um convite à reflexão sobre a acessibilidade e a inclusão

Autores

  • Iarasmin Vaz de Souza
  • Ana Beatriz de Sousa Lira

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Neurodesenvolvimento.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade realizar uma revisão da literatura nacional acerca da relevância da inclusão educacional de crianças autistas no ambiente educacional regular. Segundo a lei nº 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem” (BRASIL, 2015). Partindo desta premissa o sistema educacional é deliberadamente exposto aos desafios de desenvolver um ambiente educacional regular mais equitativos e de desenvolvimento integral da pessoa com autismo.

 

DOI: 10.56238/sevenVmulti2024-067

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Publicado

2024-03-22