International Seven Journal of Multidisciplinary
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##

e-ISSN: 2764-9547



Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenpublicacoes.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenpublicacoes.com.br

A função social da orientação educacional: Desafios e perspectivas

Barros da Rocha A

Aline Barros da Rocha


Palavras-chave

Educational advisor
School
Educational practice
Challenges.
Orientador educacional
Escola
Prática educativa
Desafios.

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi estudar o papel do orientador educacional na escola atual, e de forma específica: apresentar a prática educativa da orientação escolar, assim como apontar as perspectivas e desafios enfrentados pelo orientador no cotidiano da escola. Dessa forma, o problema que deu origem ao artigo em destaque foi: O orientador educacional é ator principal ou coadjuvante no espaço escolar? Sendo assim realizada uma análise precisa do referencial teórico composto por Chalita (2005), Grinspum (2003), Lück (2001), Pimentel (2006), Urbanetz (2008), entre outros, para alicerçar e fundamentar este trabalho. De posse deste referencial, elaborou-se o desenvolvimento do trabalho, por meio de uma abordagem exploratória - qualitativo. Chegando a conclusão, com base no contexto apresentado que um dos desafios apresentados atualmente para este profissional é encontrar apoio fora da escola, para realizar o trabalho de resgate do aluno do mundo das drogas, violência social e familiar, fatores estes que influencia no ambiente escolar. É uma tarefa árdua, mas não impossível para este profissional da educação.


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Aline Barros da Rocha